“Quadros” é apresentado no Festival Latinidades em Brasília
Atrizes gaúchas fazem apresentação da performance que aborda a obra da escritora Carolina Maria de Jesus.
O recital poético musical“Quadros”, interpretado pelas atrizes Vera Lopes e Pâmela Amaro, será apresentado na tarde desta quarta-feira (23), noLatinidades - Festival da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, às 15h, no Museu Nacional da República, em Brasília. A performance, criada especialmente para o Festival, dialoga sobre a obra da escritora Carolina Maria de Jesus.
O recital surge do poema “Quadros” de Carolina Maria de Jesus que contem muitas estrofes reivindicativas e inquietantes. “A pesquisa na obra poética de Carolina Maria de Jesus nos proporciona uma viagem de muitos encontros. Encontro com uma mulher, forte, doce, inquieta, romântica, decidida, que por meio de uma escrita contundente e profunda, demonstra seu inconformismo com as desigualdades sociais, raciais e de gênero”, revela a atriz Vera Lopes.
A presente performance inicia com um breve diálogo entre Carolina e sua filha Vera Eunice, criado a partir do livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”. Os poemas e fragmentos de poemas que serão apresentados estão divididos em cinco blocos temáticos: Poesia, Mãe, Constatações, Amor e Maturidade. Para este trabalho, algumas estrofes do poema “Quadros” e o poema “O colono e o fazendeiro” foram musicados pela atriz e compositora Pâmela Amaro. A direção cênica desse espetáculo é do gaúcho Jessé Oliveira. A fotógrafa Irene Santos participa na concepção das imagens e do trabalho de audiovisual.
FESTIVAL LATINIDADES: O Latinidades - Festival da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha reúne em Brasília, entre os dias 23 e 28 de julho, personalidades e artistas de vários estados brasileiros, da América Latina, do Caribe, dos EUA e de Moçambique. Em sua sétima edição com uma realização da Griô Produções, a proposta é dá visibilidade ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, 25 de julho, fazendo convergir, num mesmo espaço e ao longo de seis dias, atividades formativas, de iniciativa do Estado e da sociedade civil, e ações culturais.
LEI 12.987: No Brasil, o Dia Nacional da Mulher Negra foi sancionado em 2 de junho deste ano, pela presidenta Dilma Rousseff, por meio da Lei n. 12.987. A lei aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados teve sua publicação no Diário Oficial da União dia 3. A comissão aprovou também o PL 5371/09, que inclui, no calendário comemorativo nacional, o dia 25 de julho como Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
SERVIÇO:
O Quê: “Quadros” – Recital poético musical interpretado pelas atrizes Vera Lopes e Pâmela Amaro com direção de Jessé Oliveira no Festival Latinidades
Quando: 23 de julho de 2014
Onde: Auditório principal do Museu Nacional da República em Brasília
Horário: 15h
Todas as ações e atividades do Festival são gratuitas. Acesse: http://afrolatinas.com.br/
FICHA TÉCNICA:
Direção e ambientação cênica: Jessé Oliveira
Elenco: Pâmela Amaro, Vera Lopes
Elenco: Pâmela Amaro, Vera Lopes
Direção musical: Pâmela Amaro
Pesquisa e roteiro: Vera Lopes
Criação gráfica: Nelson Maca
Criação gráfica: Nelson Maca
Imagens: Irene Santos
Fotografia: Jessé Oliveira
Assessoria de imprensa: Camila de Moraes
Assessoria de imprensa: Camila de Moraes
0 comentários: